sábado, 7 de setembro de 2013

Desfile militar termina no Recife sem confronto ou detenções No fim da marcha, grupo tentou invadir avenida, mas não impediu desfile. Estudantes e militares desfilaram pela Avenida Mascarenhas de Moraes.



Pequeno protesto no desfile militar do 7 de setembro (Foto: Reprodução / TV Globo)Pequeno protesto aconteceu no fim do desfile militar do 7 de Setembro, no Recife, mas não impediu a conclusão da marcha dos militares (Foto: Reprodução / TV Globo)
Terminou perto do meio-dia o desfile cívico-militar realizado neste sábado (07), no Recife. A passeata aconteceu pela primeira vez na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da cidade. Não houve registro de confusão, depredações, confrontos ou detenções durante o percurso.
Somente no final do evento, um grupo de aproximadamente 40 manifestantes da chamada Resistência Pernambucana, com faixas e cartazes, tentou invadir a avenida onde estava acontecendo o desfile. Com megafones, cartazes com fotos e informações de vítimas da ditadura e alguns de rostos cobertos, eles causaram um pequeno tumulto, mas não impediram a conclusão da marcha.
Eduardo Campos (Foto: Reprodução / TV Globo)Para Eduardo Campos, 7 de Setembro é data para celebrar
conquistas do Brasil (Foto: Reprodução / TV Globo)
A concentração do desfile foi no viaduto Tancredo Neves. Primeiro, houve a revista da tropa feita pelo governador Eduardo Campos, pelo comandante militar do Nordeste, general Odilson Sampaio Benzi e pelo comandante do Destacamento Militar, general Antônio Carlos de Souza. Depois, 4.800 estudantes das redes pública e privada abriram o desfile, com suas bandas e fanfarras caminhando e tocando pela avenida. O percurso foi de quatro quilômetros.
As autoridades ficaram em um palanque, montado em frente ao ginásio Geraldão. O governador Eduardo Campos disse que o 7 de Setembro é uma data importante para celebrar as conquistas brasileiras. "Esse é o período de vida democrática mais longo que o Brasil tem e nós temos que zelar pela democracia e aperfeiçoá-la, porque é um valor essencial para a construção de novas etapas de desenvolvimento social e econômico do País", comentou.
Nas calçadas, a população se aglomerava, com gente que acordou cedo para acompanhar o evento de perto. Por volta das 10h, foi a vez dos militares se apresentarem para o público. Havia tropas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em um total de 4 mil soldados e oficiais.
  •  
Desfile militar no Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)Desfile militar foi realizado na Zona Sul do Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)
Segurança
A Secretaria de Defesa Social (SDS) montou um esquema especial de segurança, com cerca de 900 policiais, não só na Mascarenhas de Moraes, mas nas estações de metrô e pontos de ônibus. Desse total, 580 homens de diversas unidades de polícia do estado ficaram na Avenida Mascarenhas de Moraes, além de 20 soldados do Corpo de Bombeiros.
Trânsito
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também preparou um esquema especial para a circulação de veículos no Recife durante o desfile cívico de 7 de setembro. Algumas interdições serão aplicadas na via onde será realizado o evento e em mais de 40 ruas tranversais, até as 14h deste sábado. A Avenida Mascarenhas de Morais foi interditada no trecho entre as avenidas Armindo Moura e General Mc Arthur, para a passagem do desfile em segurança.

Um efetivo de 70 agentes orienta as pessoas e controla o tráfego. A CTTU orienta que os motoristas evitem o percurso e, quem for ao desfile, dê preferência ao transporte coletivo como ônibus e metrô. É preciso ficar atento àsmudanças previstas para a rota de 41 linhas de ônibus neste sábado, que foram alteradas por causa do desfile. Algumas delas não circularam pela manhã

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário