quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Procurador divulga nomes dos vereadores presos em Caruaru



Vereadores devem ocupar duas celas na penitenciária (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)Vereadores devem ocupar duas celas na
penitenciária (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)
 
O procurador-geral da Câmara de Vereadores de Caruaru, José Américo Monteiro, divulgou na tarde desta quarta-feira (18) os nomes dos dez vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que foram presos suspeitos de prática de corrupção por tentarem obter vantagens indevidas para aprovar projetos do executivo.
Segundo o procurador, foram presos os vereadores: Jadiel Nascimento (PROS), Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PROS), Cecílio Pedro (PTB), Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Eduardo Cantarelli (PS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB) e Jajá (PPS).
Nove, dos dez vereadores de Caruaru presos durante a “Operação Ponto Final” desencadeada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (18), chegaram no início da tarde à Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS) onde devem ficar à disposição da Justiça. Os parlamentares chegaram a unidade em um ônibus da Polícia Civil.
O G1 tentou entrar em contato com o delegado responsável pelas investigações, Salustiano Cavalcante, para saber porque apenas os nove foram levados à penitenciária, mas as nossas ligações não foram atendidas.
De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, a prisão dos vereadores ocorreu porque eles estavam exigindo vantagens indevidas da prefeitura para votar determinados projetos. Damázio afirmou também que por enquanto não pode passar outras informações sobre o caso, porque a investigação ocorre sob Segredo de Justiça.
 
Em nota, a Secretaria de Ressocialização informou que os vereadores ocuparão duas celas da penitenciária e ficarão recolhidos no pavilhão destinado aos presos concessionados. A nota informa ainda que o local é destinado aos reeducandos que exercem atividades de laborterapia dentro da unidade prisional, além de ex-policial, ex-servidor público e pessoas que possuem bom comportamento. Segundo o comunicado, as celas contam com cama, banheiro e chuveiro e podem possuir um aparelho de TV de 14 polegadas e ventilador.

O delegado Salustiano Albuquerque informou mais cedo que foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva para ouvir três vereadores e um secretário adjunto do município e ainda 13 mandados de busca e apreensão domiciliar. Segundo o delegado, os mandados foram expedidos pelo juiz de Direito da 4ª Vara Criminal de Caruaru e todos foram cumpridos.

Participaram da operação 120 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A ação foi coordenada pela Chefia da Polícia Civil. As investigações tiveram início há seis meses e foram efetuadas pela Gerência de Controle Operacional do Interior I.


Nenhum comentário:

Postar um comentário