A Polícia Civil investiga a participação de quadrilhas de outros estados em assaltos a bancos e explosões de caixas eletrônicos em Pernambuco. De acordo com o delegado Nelson Souto, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil (Depatri), não existe uma quadrilha especializada em roubo a bancos em Pernambuco.
“São grupos que vêm de outros estados, praticam o roubo – em relação a isso a questão do furto do caixa eletrônico –, retornam ao seu estado de origem, dificultando bastante essa investigação”, acredita Souto.
Até o fim de 2012, foram registrados 30 assaltos, roubos ou arrombamentos de caixas eletrônicos, uma redução de 30% comparada com o ano de 2011, quando foram apurados 43 crimes deste tipo. A polícia diz que a redução aconteceu por causa do número de prisões, que aumentou no ano passado. Porém, neste início de 2013, houve um número considerável de arrombamentos, assaltos eNo sábado (26), foram três registros. Em Carpina, na Zona da Mata Norte, homens explodiram um caixa eletrônico e depois fugiram. No bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, os suspeitos arrombaram um caixa eletrônico e também conseguiram fugir deixando para trás marcas de sangue e impressões digitais. No Recife, na Avenida João de Barros, outro caixa eletrônico foi arrombado. Para facilitar a ação, os assaltantes pintaram o vidro com spray.
Já no domingo (27), no Bairro Novo, em Olinda, uma quadrilha arrombou um caixa eletrônico depois de invadir um centro de compras e fazer nove reféns. Na madrugada da segunda, bandidos entraram em um banco de Casa Forte, no Recife, pela janela, abriram o cofre e levaram todo o dinheiro.
Além das investigações da polícia, o delegado Nelson Couto reforça que os bancos também precisam investir na segurança. “É importante salientar também a responsabilidade das agências bancárias. Os sistemas de segurança das agências são falhas, a polícia tenta, junto às agências bancárias, reforçar essa fiscalização, e a gente acredita que, com o apoio das agências, esses números reduzirão”, falou Souto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário