sábado, 4 de maio de 2013

Em PE, SDS promete iniciar obra no Instituto Tavares Buril em até 15 dias Departamento sofre com infiltrações e alagou com as últimas chuvas. Secretário Wilson Damázio vistoriou o local nesta sexta-feira (3).




Em PE, SDS promete iniciar obra no Instituto Tavares Buril em até 15 dias (Foto: Reprodução / TV Globo)Obra prevê troca do telhado do departamento. (Foto: Reprodução / TV Globo)












A Secretaria de Defesa Social (SDS) promete iniciar, em até 15 dias, a reforma no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), na Rua da Aurora, centro do Recife. O departamento - responsável por serviços como emissão de RGs e de certidões negativas de antecedentes criminais - enfrenta problemas na infraestrutura. Na semana passada, o prédio ficou alagado com a ocorrência de chuvas intensas. O secretário Wilson Damázio e o gerente do IITB, Jandir Carneiro Leão, vistoriaram o local na tarde desta sexta-feira (3) para mostrar que nenhum documento havia sido danificado, como denunciou o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol).
 “Concluímos o processo licitatório da reforma. Estamos esperando apenas o parecer da Procuradoria-Geral do Estado para iniciar a obra. Na próxima terça (7), a empresa que venceu a licitação virá até o prédio montar o planejamento da recuperação”, afirmou Jandir Carneiro Leão.

O gestor do IITB acrescentou a obra inclui a troca do telhado, do forro e recuperação das partes elétrica e hidráulica. O prazo de conclusão da reforma é de 150 após início da obra. “É importante ressaltar que, apesar das últimas chuvas, nenhum dos mais de 40 milhões de documentos que temos guardado no nosso arquivo foi afetado”, destacou. Ele ainda ressaltou que a obra não afetará os serviços oferecidos à população nem a rotina de trabalho no departamento.

O presidente do Sinpol, Claudio Marinho, que também visitou o instituto, disse que o sindicato vai acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia (Crea) se a obra for iniciada e os funcionários continuarem trabalhando no local. “Além do barulho, os funcionários serão afetados pelos materiais, como cimento, areia”, disse.
Para ele, a visita do secretário de Defesa Social ao local nesta quinta serviu para “abafar” os problemas do prédio. “Damázio diz que não há necessidade de interditar o local, mas os documentos estão expostos a infiltrações. Há risco de um curto-circuito. Nunca houve sensibilidade pra resolver a situação. Quando externamos isso, ele convocou esse abafa (em relação à visita). Eles apenas limparam e poliram o prédio para maquiar a realidade”, protestou Claudio Marinho.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, informou que a obra está orçada em R$ 1,7 milhão e já havia sido planejada. “O IITB tem um desnível em relação à avenida, por isso encheu com as últimas chuvas. Já organizamos tudo e a obra será feita sem prejudicar os serviços de atendimento. O presidente do Sinpol não conhece o instituto como eu, que ao assumir na Polícia Civil, fui designado para o local”, argumentou.

Damázio ressaltou que a empresa contratada firmou contrato para fazer a obra e dar condições de trabalho aos funcionários. “Mas se houver necessidade, vamos transferi-los”, pontuou.
Em PE, SDS promete iniciar obra no Instituto Tavares Buril em até 15 dias (Foto: Reprodução / TV Globo)Sinpol diz que infiltrações põem em risco o arquivo do instituto. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário