terça-feira, 14 de maio de 2013

Polícia Militar apreende 110 aves silvestres no Grande Recife Pássaros estavam em duas casas; havia espécies ameaçadas de extição. Em uma das residências, Cipoma também encontrou combustível e arma.



Manter animal silvestre em cantiveiro é crime ambiental. (Foto: Divulgação/ Cipoma)Manter animal silvestre em cativeiro é crime ambiental.
(Foto: Divulgação/ Cipoma)
Cento e dez aves silvestres foram apreendidas em duas casas no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, no Grande Recife, nesta segunda (13). Entre os pássaros, há espécies ameaçadas de extinção e animais endêmicos da região Nordeste.

A primeira apreensão ocorreu na casa de um aposentado de 47 anos. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), ele mantinha 81 aves em cativeiro. Os agentes chegaram ao local por meio de denúncia anônima.

Os agentes também encontraram na residência  900 litros de álcool combustível armazenados em galões e uma arma calibre 38. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Ipojuca.
Aves eram mantidas em cativeiro dentro de gaiolas. (Foto: Divulgação/ Cipoma)Aves eram mantidas em cativeiro.
(Foto: Divulgação/ Cipoma)
"Ele vai ser autuado em flagrante por posse de arma e adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, que é um crime inafiançável. Pelo crime ambiental, será lavrado apenas um TCO [ Termo Circunstanciado de Ocorrência]", explicou o capitão Lúcio Flávio.

Em outra casa, na mesma rua, a Cipoma apreendeu 29 canários também mantidos em cativeiro. Um homem de 52 anos também foi encaminhado à Delegacia de Ipojuca e irá responder em liberdade. As aves serão levadas para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário