Um grupo de manifestantes arremessou pedras e coquetéis molotov contra a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (21). Os policiais militares que estavam no local revidaram, atirando balas de borracha e usando bombas de efeito moral para tentar dispersar o protesto. Vidros das janelas da Casa foram quebrados e há muitas pedras no chão. Um bicicletário, instalado nas proximidades do prédio, também foi danificado durante o ato. O Batalhão de Choque da PM foi acionado e se posicionou no entorno da Câmara.
Mais cedo, os mascarados participaram de uma caminhada realizada pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, também no Centro da cidade. O grupo ergueu uma barricada na Rua do Hospício, ateando fogo em coletores de lixo reciclável, pneus e pedaços de papelão. Quando os bombeiros se aproximaram para tentar apagar as chamas, foram obrigados a recuar, porque os manifestantes jogaram objetos contra eles.
Antes do ataque à Câmara, uma caminhonete da Polícia Militar que passava pela Rua Princesa Isabel foi parada pelos manifestantes. O grupo chegou a balançar o veículo, até que um estalo foi ouvido e as pessoas se afastaram. O carro seguiu em velocidade. Diversas escolas públicas funcionam no entorno da Câmara Municipal do Recife e muitos estudantes que estão saindo da aula tentam chegar às paradas de ônibus para ir para casa.
Outro confronto, mais cedo
No protesto realizado no começo da tarde, um grupo de mascarados e a Polícia Militar entraram em confronto. Sete expositores do Cinema São Luiz -- locais onde os pôsteres dos filmes em cartaz são expostos -- foram depredados. O prédio tem 70 anos e é um patrimônio da capital pernambucana.
No protesto realizado no começo da tarde, um grupo de mascarados e a Polícia Militar entraram em confronto. Sete expositores do Cinema São Luiz -- locais onde os pôsteres dos filmes em cartaz são expostos -- foram depredados. O prédio tem 70 anos e é um patrimônio da capital pernambucana.
O grupo saiu em caminhada do Parque Treze de Maio, onde acontecia a concentração da manifestação marcada pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. A passeata chegou às proximidades do Cinema São Luiz, no cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Conde da Boa Vista.
De acordo com informações de testemunhas, os manifestantes estavam parando a cada cruzamento, fechando o fluxo de carros para agitar bandeiras e gritar palavras de ordem. Quando a caminhada chegou ao cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Conde da Boa Vista, um grupo subiu em cima de um ônibus, onde também agitou bandeiras. A PM usou bombas de efeito moral para dispersar o protesto. Mascarados foram vistos atirando pedras contra os policiais, com as mãos e também usando estilingues.
"Eles [os PMS] já chegaram com arma em punho, lançando gás lacrimogêneo e balas de borracha, sem diálogo nenhum. Dentro do movimento, há vários grupos independentes e, garanto, as chamadas depredações só ocorreram porque a policia agiu com violência", comentou Renato Barros, integrante da Frente de Luta pelo Transporte Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário