sexta-feira, 16 de agosto de 2013

No Grande Recife, Cotel ganha novo pavilhão, mas continua superlotado Novo prédio oferece mais 400 vagas, totalizando 700 na unidade. Atualmente, Centro de Triagem, em Abreu e Lima, abriga 2.400 detentos.



Novo prédio do Cotel não resolve a superlotação. (Foto: Divulgação / Seres)
Redistribuição dos internos ocorre a partir de segunda (19)
(Foto: Divulgação / Seres)
A Secretaria de Ressocialização dePernambuco (Seres) entregou, nesta sexta-feira (16), as obras do Pavilhão C do Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu Lima, GrandeRecife.  Apesar de oferecer mais 400 vagas – totalizando 700 –, o prédiocontinua superlotado. Atualmente, cerca de 2.400 internos se encontram no local, mais que o triplo da capacidade.
O novo pavilhão contém 52 celas, sendo duas adaptadas aos portadores de deficiência física. A obra custou R$ 8 milhões e durou cerca de um ano. De acordo com o secretário de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, apesar de não acabar com o problema de superlotação, a construção do novo prédio tenta oferecer aos internos um ambiente mais humano. “Estamos oferecendo agora mais uma quadra poliesportiva, dois novos refeitórios, para termos uma situação mais digna”, comentou.
A redistribuição dos internos entre os dois antigos pavilhões e o novo deve acontecer a partir da próxima segunda-feira (19), quando também deve se iniciar a reforma dos antigos alojamentos. De acordo com a Seres, será implantado no Cotel o projeto Alojar Cinco Mil, que consiste em construir beliches onde houver camas e triliches no lugar dos beliches. “Tudo será feito conforme normas técnicas, em locais que realmente comportem. O projeto pretende fazer isso em vários prédios do estado”, destacou o secretário.

Ainda de acordo com o coronel, pessoas detidas pelas polícia são inicialmente levadas ao Cotel. O número de internos, então, costuma variar bastante, dependendo do número de prisões e da quantidade de decisões judiciais, que encaminham os condenados a outras unidades prisionais de Pernambuco.

Novas vagas
De acordo com a Seres, entre as obras que devem diminuir a situação de superlotação em presídios do estado, está a do Presídio de Tacaimbó, no Agreste, que deve abrir com 600 vagas em fevereiro de 2014. No mesmo mês, deve ser inaugurada a nova Cadeia Pública de Santa Cruz de Capibaribe, também no Agreste, com 200 vagas.

Ainda está em andamento a construção de novas vagas no Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), no Recife, e do Presídio de Itaquitinga, na Mata Norte do estado. O projeto Alojar Cinco Mil também vai atender às colônias penais femininas do Recife e de Abreu e Lima, além do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário