Numa iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, estão acontecendo simultaneamente em todo país, cursos de Polícia Comunitária, que visam criar uma maior integridade entre a polícia e a sociedade. Em Caruaru, o curso está sendo aplicado na escola Estadual Elisete Lopes, no bairro Caiucá e conta com 25 alunos, sendo 2 da Polícia Civil, 4 da Guarda Municipal da Destra e 19 policiais militares do 4º BPM (Caruaru), 15º BPM (Belo Jardim), 24º BPM (Santa Cruz do Capibaribe), 8ª CIPM (Pesqueira) e 5ª CIPM (Gravatá).
Representantes da Guarda Municipal de Caruaru, Polícia Militar e Polícia Civil. |
Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. Baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Um dos instrutores do curso, Tenente Ivo Santana e o aluno Zé Carlos comissário. |
Esta 1ª etapa do curso que tem duração de um mês, é para formar agentes multiplicadores e estes mesmos policiais ficam responsáveis por repassar a metodologia adiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário