sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Cresce número de casos de violência sexual em Caruaru, no Agreste
São muitos os casos de estupro registrados no Brasil. Os dados do ano passado mostram que eles superaram os de assassinatos, segundo o VII Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, o número de mulheres violentadas também está aumentando, de acordo com a Delegacia da Mulher no município.
Em 2012, foram registrados 50.617 estupros no país. Número maior do que o registrado em 2011, quando houve 42.482. Em Caruaru, de janeiro a setembro deste ano foram 40 casos, sete a mais do que no mesmo período do ano passado.
Uma mulher, que não quis se identificar, faz parte das estatísticas. "É um sentimento de vergonha, de nojo, de revolta". Ela foi estuprada por um homem que fazia parte do seu grupo de amigos. Casos como o dela não são isolados.
Além de ser crime previsto no Código Penal, o estupro também deixa marcas. Como aconteceu com uma adolescente. Aos 12 anos, ela foi estuprada pelo padrasto. "Fiquei com depressão e eu não queria mais sair de casa com medo, com vergonha. E eu não aguentei mais e fui embora para rua", lembra.
Para ajudar a superar o trauma é importante procurar ajuda. "Toda vítima de abuso se sente culpada. Um dos pontos importantes que a gente trabalha é de mostrar que a pessoa não é culpada", explicou a psicóloga Ghesa Vieira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário