terça-feira, 5 de junho de 2012

Tumulto na Funase termina com dois agentes feridos em Caruaru, PE

Uma tentativa de fuga gerou um tumulto na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, no Agreste pernambucano, na tarde de segunda-feira (4). Durante a confusão na unidade, dois agentes socioeducativos ficaram feridos e um interno passou mal.

Segundo informações da Funase, o tumulto começou quando os agentes descobriram que cerca de 60 adolescentes planejavam fugir durante o banho de sol. Os menores ainda conseguiram fazer dois buracos nos muros da unidade. “Eles estão reivindicando melhorias nas condições de estadia, mas chegamos a tempo de conter e eles não escaparam”, contou o sargento Djaí Siqueira, da Polícia Militar (PM).

Policiais da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) tiveram que entrar no local para conter o tumulto. Os internos teriam colocado fogo em colchões para evitar que a polícia chegasse à área onde eles estavam. Um deles passou mal, foi levado para uma unidade de saúde, mas já retornou à Funase.

O clima no local ficou tenso no lado de fora, e as mães de alguns internos chegaram a discutir com agentes. “Estão vindo muitos adolescentes de fora. Aqui, estão ficando ‘desacobertados’. Vim para visita e tinha uma mulher só para cuidar de 30”, disse Iracema Alves, mãe de um interno.

Durante a confusão, dois agentes foram feridos a pedradas. Eles foram socorridos para o Hospital Regional do Agreste e já receberam alta. Depois de uma hora, o tumulto foi controlado. “Vamos detectar os líderes que deram início a essa tentativa de fuga e pedir a transferência”, falou Simone Couto, coordenadora técnica da Funase de Caruaru. A assessoria de imprensa da Funase informou que ainda nesta terça-feira (5) será aberta uma sindicância para investigar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário