quarta-feira, 15 de maio de 2013

Em PE, Governo e bancos se unem para reforçar segurança em agências Convênio prevê câmeras e portas giratórias em agências do Grande Recife. TAC foi assinado nesta terça-feira por diversas instituições e bancos.



O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (14), um pacote com ações para comemorar os seis anos do programa Pacto Pela Vida. Entre as novidades, está um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que pretende dar mais segurança às agências bancárias do estado. Além disso, também foram anunciadas medidas para o desarmamento e a criação de novas delegacias especializadas.
O documento assinado em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban),prefeitura do Recife e outras instituições prevê que 261 agências devem adotar medidas para atender as exigências do governo estadual. “Será preciso a colocação de câmeras do lado externo das agências, e essas câmeras serão monitoradas pelo Ciods (Centro Integrado de Operações de Defesa Social)”, revelou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
“A Prefeitura, por exemplo, se obriga a tirar de frente das agências aquelas bancas de revistas, bares, botecos, carroças de cachorro-quente. Marginais se escondem nas imediações desses locais para fazerem saidinha de banco e o próprio ataque a caixas eletrônicos”, concluiu Damázio. Portas giratórias com detectores de metais também devem ser implementadas.

No primeiro momento, apenas os municípios do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes serão contemplados pelas ações. Entretanto, o governador Eduardo Campos (PSB) afirmou que a iniciativa também deve chegar ao interior. “Nós imaginamos que vamos fazer aqui um piloto para podermos convencer, inclusive, os bancos a fazerem isso em todo o estado e em todo o Brasil”, disse.
Os bancos terão um prazo de 90 dias para se adequarem às medidas. O Pacto pela Segurança do Cliente e Trabalhador Bancário é a primeira iniciativa conjunta na área de segurança bancária firmada entre as empresas e os sindicatos. “É uma demonstração de que os bancos reconhecem o interesse legítimo que os sindicatos têm na integridade física e segurança dos seus funcionários”, explicou o presidente da Febraban, Murilo Portugal.
De 2002 a 2011, os investimentos em segurança feitos pelos bancos cresceram 62,4% em termos reais. Somente em 2012, segundo dados fornecidos por 17 instituições financeiras, aconteceram 440 assaltos, incluindo as tentativas. Em 2002, esse número era de 1.009 assaltos. Em Pernambuco, 11 agências foram assaltadas neste ano, ao passo que 24 tiveram caixas eletrônicos explodidos.
Novas delegacias e prêmio da ONU
Durante a solenidade onde foram expostas as novas medidas no âmbito do Pacto pela Vida, realizada no Centro de Convenções, em Olinda, o Governo do Estado anunciou a criação de duas novas delegacias especializadas: a de Repressão aos Crimes Cibernéticos e a de Repressão à Intolerância Esportiva.
Na ocasião, o governador Eduardo Campos revelou que Pernambuco voltou a ser premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por boas práticas de gestão. “Esse prêmio é um reconhecimento muito especial, porque esse é o maior prêmio de gestão pública do mundo. Estamos ganhando dois anos consecutivos, que nunca houve, e passamos a ser o estado que mais tem essa premiação no Brasil”, comemorou.

Em 2012, o estado já havia conquistado o prêmio na categoria Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos, por conta de políticas voltadas para a mulher. Neste ano, a ONU entregará a condecoração devido ao Pacto pela Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário