segunda-feira, 5 de agosto de 2013

“INVESTIGAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL E AÇÃO DO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO E NIA, CULMINA COM A PRISÃO DE DOIS FORAGIDOS DO PRESÍDIO DESEMBARGADOR AUGUSTO DUQUE EM PESQUEIRA-PE E NA PRISÃO DE MAIS QUATRO ENVOLVIDOS”.


 


















A Polícia Federal em Pernambuco, através de investigações realizadas na área de inteligência policial conseguiu localizar ontem, dia 03.08.2013 por volta das 21hs, o paradeiro de dois fugitivos que haviam empreendido fuga do presídio Desembargador Augusto Duque no dia 28.07.2013, situado no município de Pesqueira/PE. Os presos que foram recapturados sãoWLADEMIR ALVES BRITO, vulgo “Vlad”, 27 anos, solteiro, residente no sítio Cipó em Caruaru, (principal articulador e mentor da fuga), e  JOSENILDO JOÃO DA SILVA, vulgo “Pepeta”, 32 anos, casado, autônomo e residente em Belo Jardim/PE. Vlad é acusado de ter matado um advogado em Arcoverde, há quatro anos, já Pepeta é apontado como o maior traficante de Belo Jardim.


Pepeta, é considerado o maior traficante de Belo Jardim.

Vlad, que estava preso acusado de matar um advogado em Arcoverde, foi o principal mentor da fuga.


Diante da informação de localização dos foragidos que estavam escondidos em uma residência no município alagoano de São José da Tapera, a Polícia Federal acionou a Ciosac da Policia Militar de Pernambuco, bem como a Gerencia de Inteligência e Segurança Orgânica-GISO da Secretaria Executiva de Ressocialização-SERES, contando também com o apoio da Policia Militar de Alagoas e o NIA do 4º BPM de Caruaru, os quais se dirigiram para o local indicado pela PF onde através de uma ação rápida e eficaz, conseguiram realizar suas respectivas capturas. No momento da abordagem os dois não esboçaram nenhum tipo de reação e não estavam portando armas de fogo, também foi preso Fábio Soares da Silva, de 30 anos, que deu guarida aos foragidos em Alagoas.
Wellington, é apontado com braço direito do traficante Pepeta.
Eduardo estava com o revólver e apontou onde estava a arma roubada do agente penitenciário.
Pança, é apontado como um auxiliar do Pepeta no tráfico.

Fábio Soares, deu guarida aos foragidos.

Após realizar as prisões dos fugitivos, os policiais da Ciosac e agentes do Serviço Reservado da Seres, trouxeram o dono da casa e os dois fugitivos para a cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, onde conseguiram prender mais três envolvidos: Wellington Flávio do Nascimento, vulgo “Letim” de 25 anos, que é apontado como o gerente do tráfico de drogas, comandado por “Pepeta”, que estava com a moto do traficante no momento da prisão e segundo testemunhas, o mesmo ajudou na fuga do presídio de Pesqueira; Eduardo Ferreira dos Santos, vulgo “Duda” de 21 anos, preso com um revólver calibre 38 e mais 15 munições do mesmo calibre, indagado sobre a pistola roubada do agente penitenciário no dia da fuga, ele apontou um indivíduo conhecido por “Chico”, que estaria com a mesma, os policiais foram até a casa do mesmo e encontraram a pistola 11 munições no carregador. Também foram presos, Jonata Henrique Correia, vulgo “Pança” de 20 anos, apontado como o auxiliar de Wellington e Pepeta no tráfico de drogas e com ele foi encontrado o veículo Celta do traficante e dentro havia dois notebooks, duas câmeras digitais e a importância de  R$ 4.184, e mais R$ 5.240, em cheques, que ele alegou pertencerem ao Pepeta. Que mesmo estando em liberdade há memos de uma semana, já teria comercializado três quilos de crack.

Os procedimentos foram realizados na Delegacia Regional de Belo Jardim e a delegada de plantão Dra. Luciana Almeida, autuou os seis envolvidos em flagrante. Josenildo (Pepeta) por formação de quadrilha qualificada e associação para o tráfico e falsidade ideológica, por apresentar um documento falso; Wlademir (Vlad) por formação de quadrilha qualificada e uso de documento falso; Fábio Soares, por favorecimento rea (por ter dado guarida aos fugitivos), Eduardo Ferreira por formação de quadrilha qualificada, porte de arma e associação para o tráfico, já os amigos Jonata Henrique eWellington Flávio, por formação de quadrilha qualificada e associação para o tráfico. Todos os seis indivíduos, foram encaminhados para um presídio da região  que por medida de segurança não teve o nome divulgado. Wladimir foi preso portando uma CHN falsa, em nome de Vutemberg Alves Brito, já oPepeta chegou a cumprir pena com nome falso de Luciano Silva dos Santos. Os dois são tidos como bandidos de altíssima periculosidade.


A fuga dos 09 (nove) presos aconteceu no dia 28.07.2013 por volta das 13h no Presídio Desembargador Augusto Duque, no município de Pesqueira quando WLADEMIR (que teria as chaves das celas (era o chaveiro) e acesso a determinados setores do presídio, como a parte administrativa) havia chegado na recepção e informado que dois detentos haviam brigado na hora do almoço, momento em que chegaram os demais detentos que supostamente haviam sido testemunhas da briga usando pelo menos duas armas de fogo e renderam os dois agentes penitenciários tomando suas armas e obrigando-os a abrirem as demais portas até saírem da unidade prisional.



Na fuga eles levaram os 02 (dois) agentes prisionais como reféns utilizando uma Pick-up, Fiat Strada Adventure, de placas PFK-5383 (roubada), que estava sendo dirigida por um suspeito que já estava aguardando para dar fuga. Policiais Militares que estavam nas guaritas não puderam reagir, tendo em vista que os agentes terem sido usados como escudo humano e por se tratar de um dia com grande quantidade de visitantes. Os reféns foram liberado nas proximidades do Distrito de Mutuca/Pesqueira-PE, onde novamente roubaram uma Pick-up Ford F-250, de placas CPC-7946 para posteriormente abandonarem os veículos em Jataúba/PE. Durante a perseguição policial os fugitivos lançavam grampos na estrada, vindo a furar os pneus de três viaturas da PM e dois pneus de uma Viatura dos Agentes Penitenciários.


Continuam Foragidos;
LEANDRO JOSÉ DOS SANTOS, 28 anos, amasiado, agricultor e residente em Lajedo/PE.
ANTONIO GALDINO DA SILVA, 23 anos, solteiro, desempregado e residente em Poção/PE
LUCIANO DE OLIVEIRA LIRA, 39 anos, amasiado, técnico em rádio e residente em Recife/PE.
JOSÉ DIAS DO NASCIMENTO, 27 anos, amasiado, açougueiro e residente em Santa Cruz do Capibaribe/PE.
WELLINGTON SOUZA DOS SANTOS, 25 anos, solteiro, comerciante e residente em Santa Cruz do Capibaribe/PE.
JOSÉ CARLOS DE LIMA, 32 anos, casado, agricultor e residente em Cupira/PE.

SIVALDO RODRIGUES DE LIMA, 29 anos, solteiro, carregador de Frete e residente em Caruaru/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário