quarta-feira, 23 de outubro de 2013

No Recife, três pessoas são levadas à delegacia após ato pelo passe livre



Protesto no Recife - 23 de outubro (Foto: joão Carlos Mazella/JCM/FotoArena)PM confirmou que usou artefatos para conter manifestantes (Foto: joão Carlos Mazella/JCM/FotoArena)
Três manifestantes foram levados à delegacia após participar de protesto pelo passe livre no Centro do Recife, nesta terça-feira (23). Eles foram encaminhados ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), no bairro da Boa Vista. De acordo com a DPCA, um jovem de 17 anos foi apreendido por suspeita de pichar ônibus. Duas mulheres levadas ao local teriam desacatado policiais militares. Uma delas é maior de idade.

O rapaz foi apreendido na Avenida Visconde de Suassuna, na área central, no início desta tarde. Ele ainda será ouvido na DPCA. A Polícia Civil disse que o garoto estava mascarado no momento em que teria pichado o coletivo. Imagens que teriam registrado o ato serão analisadas pela delegada plantonista, Lúcia de Fátima.

De acordo com a assessoria da PM, alguns manifestantes tentaram impedir a apreensão desse jovem, e os agentes precisaram usar "a força necessária para o cumprimento da lei". Testemunhas disseram que os agentes usaram spray de pimenta e balas de borracha para dispersar a confusão. A PM apenas confirmou o uso de artefatos, sem especificar quais.

As mulheres foram flagradas na Rua Marquês de Pombal, próximo ao Cemitério de Santo Amaro. Segundo a assessoria da Polícia Militar, elas estavam mascaradas e os agentes pediram que se identificassem. A dupla teria se negado e ainda proferido palavras de baixo calão, recebendo voz de prisão por desacato.

Inicialmente, elas foram levadas para a Delegacia de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e depois transferidas à DPCA, onde ainda vão prestar depoimento. A PM informou que o protesto terminou, mas alguns grupos ainda estão na Rua Marquês de Pombal.
Frente Independente Popular esteve à frente da manifestação. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Frente Independente Popular esteve à frente da
manifestação (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Protesto
Os estudantes se concentraram no Parque Treze de Maio, na Boa Vista, pela manhã. A passeata passou pelas ruas do Príncipe, Soledade e Gervásio Pires. Na Avenida Conde da Boa Vista, eles bloquearam temporariamente a passagem dos carros no cruzamento com a Rua do Hospício, segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

O protesto seguiu pela Rua da Aurora e passou em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Câmara de Vereadores. Em seguida, eles passaram pela Avenida Visconde de Suassuna. Com o tráfego interrompido no local, motoristas enfrentaram congestionamento na região.

A Frente Independente Popular esteve à frente da manifestação. A Frente de Luta pelo Transporte Público, que lidera a luta pelo passe livre na capital, chegou a acompanhar parte da protesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário