sexta-feira, 7 de março de 2014

PF investiga furto de peça de prata em igreja tombada pelo Iphan em PE Templo em Igarassu, na RMR, é um dos primeiros construídos no país. Naveta levada servia para guardar incenso usado nas celebrações.



A  Igreja de São Cosme e Damião, em Igarassu, na Região Metropolitana doRecife, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi invadida e furtada durante as festas de carnaval. De acordo com o Iphan, o levantamento inicial indica que uma peça de prata teria sido levada pelos criminosos. O caso é investigado pela Polícia Federal.
Os suspeitos teriam entrado por um buracono altar e levado uma naveta de prata, que serve para guardar o incenso usado durante as celebrações. A peça era antiga e tombada pelo Iphan. A igreja registrou a ocorrência na Delegacia de Igarassu e acionou a PF e o instituto, que foi ao local para conferir todo o acervo.
De acordo com as investigações, a porta do templo foi arrombada. Em seguida, toda a sacristia foi revirada, à procura de itens de valor. "Estava tudo revirado. Todos os armários, as gavetas e o baú abertos. Eles estavam procurando dinheiro mesmo, porque arrombaram a sala do dízimo e a gaveta onde guardamos o dinheiro dos turistas", disse o sacristão Itainory Isaac.
“Nós não vamos deixar de celebrar nossa fé por causa da peça, porque ela [a fé] ultrapassa tudo isso, esses bens materiais. Mas eles também fazem parte. Então espero que devolvam, que se arrependam, pois ainda tem tempo”, afirmou o pároco Rosivaldo Pontes de Andrade.
A Igreja de São Cosme e Damião, datada de 1535, é uma das primeiras construídas no Brasil e a peça roubada pode ser da mesma idade, ou até mais antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário