Os supermercados da Região Metropolitana do Recife estão passando por uma fiscalização da Delegacia do Consumidor desde a última sexta-feira (24). A ação visa a identificação de produtos disponíveis ao público que estejam fora ou sem validade. Nesta segunda-feira (26), os estabelecimentos visitados ficam nos bairros de Candeias, Piedade, Massaranduba e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Dois já foram verificados com produtos irregulares.
Na última sexta, dois supermercados foram notificados no centro do Recife: um na Rua Dom Bosco e outro na Avenida Mário Melo. Segundo o delegado do consumidor, Roberto Wanderley, a proximidade com a Semana Santa motivou a ação. “É porque nessa época aumenta muito o fluxo de gente procurando produtos nos supermercados do Grande Recife. Além disso, recebemos queixas individuais quase que diariamente a respeito de produtos vencidos”, contou.
Durante a operação dessa segunda, outros dois estabelecimentos apresentaram produtos com problema: um em Piedade e outro em Candeias. “Nós encaminhamos os gerentes para prestarem esclarecimento. Em geral, eles falam de falha humana do setor de controle da qualidade e segurança”, informou. Alguns produtos apreendidos são levados para a realização de perícia e outros são destruídos e encaminhados a lixões.
A Delegacia do Consumidor está abrindo inquéritos contra os estabelecimentos e comunicando os casos para a Vigilância Sanitária, que deve tomar medidas cabíveis em relação à aplicação de multa ou interdição. A operação vai acontecer até o dia 4 de abril, véspera da Semana Santa. A próxima fiscalização será nos bairros de Boa Viagem e Pina, na Zona Sul do Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário