domingo, 17 de fevereiro de 2013

No Recife, torcedor baleado perto de estádio está em estado grave Jovem de 19 anos foi submetido a cirurgia no Hospital da Restauração. Família dele diz que autor do tiro seria homem que fazia escolta de ônibus.


É grave o estado do jovem Lucas de Freitas Lira, 19 anos, que foi baleado na cabeça, na noite do último sábado (16), em frente ao estádio dos Aflitos, no Recife, após uma confusão envolvendo as torcidas do Náutico e do Sport, momentos antes do início do jogo entre o Alvirrubro e o Central, pelo Campeonato Pernambucano.
"A operação terminou às 23h30m. Agora, as 48 horas depois da cirurgia são fundamentais para a sua recuperação", destacou Jorge Luis de Medeiros, amigo de Lucas, por telefone, em conversa com a equipe do GloboEsporte.com.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração, a situação do jovem é bastante delicada. Ele permanece em estado grave, entubado e sedado e está internado na Unidade de Suporte Avançado Neurológico. Doações de sangue, de todos os tipos, estão sendo solicitadas no Hemocentro de Pernambuco (Hemope) para repor o estoque do hospital.
Entenda o caso
O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) registrou a ocorrência, mas não tinha confirmação sobre qual seria o motivo da confusão. O que se sabe é que os rubro-negros passavam pela Avenida Rosa e Silva, depois de terem deixado o estádio da Ilha do Retiro, onde o Leão empatou em 2 a 2 com o Campinense, pela Copa do Nordeste.
A família contou à equipe da TV Globo que um ônibus comum de transporte urbano, onde estavam muitos torcedores do Sport, passava perto do estádio quando começou a provocação entre as torcidas. Houve gritaria e pedras foram arremessadas contra o veículo. Um motoqueiro que estaria na frente do ônibus, fazendo a escolta, teria disparado duas vezes, na direção da torcida, e uma das balas foi a que atingiu o jovem alvirrubro.
Outras testemunhas disseram que o homem teria a palavra "apoio" escrita nas costas da camiseta que usava. A versão da Polícia Militar é ligeiramente diferente. "O que os torcedores nos contaram é que havia esses homens que usavam uma camiseta onde estava escrito 'apoio', e estavam escoltando os ônibus. Um deles desceu de dentro de um ônibus da torcida do Sport e fez o disparo. A bala então acertou na cabeça do jovem", contou o major Jorge Araújo.
Soldados da PM, junto com torcedores que são médicos e enfermeiros, prestaram os primeiros socorros. Um torcedor cedeu o carro e o jovem baleado foi levado para o Hospital Agamenon Magalhães, na Tamarineira, onde deu entrada com vida. Ele já foi transferido para o Hospital da Restauração, onde foi submetido a uma cirurgia.
Confusão na frente do Náutico deixa torcedor baleado. (Foto: Aldo Carneiro / GloboEsporte.com)Jovem baleado foi socorrido em carro de torcedor (Foto: Aldo Carneiro / GloboEsporte.com)
No ano passado, a Federação Pernambucana de Futebol conseguiu impedir na Justiça a entrada em campo das duas principais torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz, após protagonizarem cenas vandalismo em um clássico na Ilha do Retiro, pelo Pernambucano. Em 2011, a mesma torcida rubro-negra foi impedida de entrar no estádio na Série B do Brasileiro após depredar o ônibus do próprio clube ao ser derrotado pelo Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário