domingo, 3 de junho de 2012

SDS garante segurança no São João com mais de 48 mil profissionais


SDS garante segurança no São João com mais de 48 mil profissionais

O policiamento estará sendo reforçado no período de 02 a 30 de Junho com incremento 16% em relação ao ano passado.

Os festejos juninos, que terá início especificamente em Caruaru neste Sábado (02), já estão com a segurança garantida. A Secretaria de Defesa Social – SDS, através dos seus órgãos operativos divulgou nesta sexta-feira (01) o esquema de segurança para Estado. Mais de 48 mil profissionais de segurança pública – representando um incremento de 16% em relação ao ano passado - estão sendo lançados durante este mês nos principais polos de animação a fim de garantir a segurança da população.
O esquema também contemplará a Capital pernambucana e a Região Metropolitana do Recife nos diversos polos de animação além de outras cidades do interior como Gravatá, Arcoverde, Limoeiro, Petrolina, dentre outras. Além do incremento do efetivo, a Secretaria de Defesa Social montou uma mega infraestrutura para facilitar o atendimento à população em relação aos serviços nas Delegacias Móveis, que além de realizar o trabalho rotineiro de ocorrências nas unidades convencionais também disponibilizará o atendimento ao cidadão através da Delegacia pela Internet para registros online de ocorrências.
A Ouvidoria Itinerante, através de sua unidade móvel, estará no Pátio do Forró, em Caruaru, e também atenderá durante 24 horas pelo número 0800.081.5001. A Corregedoria Geral da SDS, através do Grupo Tático de Assuntos Correicionais - GTAC atuará com equipes nos focos de maior concentração e também durante 24 horas pelos telefones 3184.2714 ou 3184.2756.
O secretário Wilson Damázio anunciou o investimento de mais de R$2,3 milhões em pagamento de diárias para os profissionais de segurança pública. “Nosso objetivo é promover um São João tranquilo a exemplo do ano passado tendo em vista a grande concentração de pessoas vindas de outros estados para brincar o São João em Pernambuco”, contou. Damázio também informou que Caruaru estará recebendo o reforço da equipe de plantão da Delegacia de Água Fria - que ainda não foi efetivamente instalada no bairro - sem comprometimento da segurança no local.
Efetivo – Durante o mês de Junho os festejos juninos contarão com o lançamento de 33.763 policiais militares, 9.557 policiais civis, 1.102 profissionais da Polícia Científica e 4.159 homens do Corpo de Bombeiros em todo Estado, totalizando 48.581 policiais. Dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo – GTA estarão sendo utilizados para o atendimento aeromédico e apoiando as ocorrências policiais.
A Polícia Militar, de acordo com o Diretor Geral, Coronel Edén Vespaziano, estará nos polos da Capital a exemplo do Pátio de São Pedro, da Praça do Arsenal, do Parque Dona Lindu, do Arraial de Peixinhos além dos festejos nos bairros de Brasília Teimosa - Linha do Tiro - Campo Grande - Torre - Av. do forte - Várzea - Areias - Jardim São Paulo - Bongi - Guabiraba.
Na Região Metropolitana a PM atenderá dentre outras cidade, Camaragibe – São Lourenço da Mata – Cabo de Santo Agostinho – Paulista - Jaboatão dos Guararapes - Ipojuca. A PM montou ainda uma estrutura de apoio com 158 viaturas, 16 plataformas e 29 tablados.
A Polícia Civil estará lançando 9.557 no Estado com 125 viaturas e quatro Delegacia Móvel sendo duas em Caruaru – Auto do Moura e bairro N.S. das Dores - 1 em Gravatá - Pátio de Eventos e 1 em Arcoverde – Centro da Cidade.
De acordo com a delegada Helga Queiroz – responsável pelo planejamento operacional da Polícia Civil - os plantões já existentes funcionarão sem prejuízo do reforço policial para os Festejos Juninos. “Nos locais de maior concentração a população também contará com equipes de policiais da Delegacia do Turista e da Gerência de Polícia da Criança e Adolescente - GPCA”, informou.
O Corpo de Bombeiros atuará com 4.159 homens, 87 viaturas terrestres e aquáticas e 10 plataformas de observação, na prevenção de atendimento pré-hospitalar e de salvamento terrestre e contra incêndios. Este ano 56 barracas de fogos foram fiscalizadas no Estado, representando um aumento de 12% em relação ao ano passado.
O litoral pernambucano também estará tendo um atendimento especial do Corpo de Bombeiros segundo informou o Coronel Daniel Ferreira, Diretor de Operações da corporação. “Além do Arquipélago de Fernando de Noronha os municípios de Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Petrolina e Tamandaré contará no total com 23 postos fixos e 14 embarcações”, informou. A SDS estará distribuindo 10 mil panfletos com dicas de prevenção e de segurança.
A Polícia Científica, através dos institutos de Medicina Legal, Criminalística e de Identificação Tavares Buril disponibilizou 1.102 profissionais e 19 viaturas na Capital e em Caruaru apoiando as ocorrências para a realização de exames toxicológicos, papiloscópico (com leitor biométrico móvel), além dos tanatoscópico e traumatológico, segundo informou o perito criminal Carlos Souza.
Também estiveram presentes durante a coletiva, o Secretário Executivo da SDS, Alessandro Carvalho, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Coronel Casa Nova, o Chefe do Estado Maior da PM Coronel Carlos Feitosa, o chefe da Polícia Civil Manoel Carneiro, o Gestor da Polícia Científica Francisco Sarmento, o Ouvidor da SDS Thomas Edison, o Corregedor Geral Sidney Veras Lemos além de comandantes do policiamento da Capital Coronel Paulo Cabral, de Caruaru Tenente Coronel Gilmar Araújo, dentre outras autoridades civis e militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário