sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Policiais são suspeitos de torturar e extorquir homem no Litoral Sul de PE Sete policiais, entre civis e militares, teriam espancado homem em Maracaípe. Eles teriam confundido a vítima com um traficante de drogas.

Cinco policiais militares e dois civis do grupo Malhas da Lei são suspeitos de extorsão, tortura e formação de quadrilha. Eles teriam espancado um homem de 35 anos, que foi confundido com um traficante de drogas. De acordo com o delegado Antônio Resende, titular da Delegacia do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, os crimes teriam acontecido na última quarta-feira (22), na Praia de Maracaípe, em Ipojuca, Litoral Sul do estado.

A vítima teria sido abordada pelos policiais em um posto de gasolina, e levada para uma mata. No local, os policiais teriam colocado um saco na cabeça do homem e o teriam espancado. Quando um outro policial militar chegou e percebeu que o rapaz não seria o traficante, os suspeitos o liberaram, mas teriam apreendido a moto da vítima e pedido R$ 5 mil para devolvê-la. Além disso, ele teria que pagar R$ 500 antecipado.

O jovem denunciou o crime ao delegado de Olinda, Renato Leão, que o encaminhou para Resende. De acordo com o delegado do Cabo, um homem de 35 anos, que seria informante dos policiais suspeitos, foi preso e autuado em flagrante na quinta (23), no momento em que teria ido receber o dinheiro da extorsão. Na residência dele a polícia encontrou ainda 36 pedras de crack e seis papelotes de maconha.

O caso está sendo investigado em uma operação conjunta entre os policiais das delegacias do Cabo e de Ponte dos Carvalhos e dos policiais militares do 18° Batalhão de Polícia Militar. Os sete policiais envolvidos já foram identificados e irão responder por formação de quadrilha, corrupção ativa e tortura. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), foi instaurado um procedimento administrativo disciplinar para apurar as denúncias. A corregedoria informou ainda que está aguardando o depoimento da vítima e do homem preso que teria intermediado a extorsão.

“Estamos investigando as filmagens do posto, em que os policiais chegam com a moto. As investigações vão avançar no sentido de qualificar cada conduta. Quando conseguirmos identificar as condutas, as investigações serão concluídas”, explicou Resende, que não quis dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário