terça-feira, 11 de setembro de 2012

Juiz denuncia que governador foi ameaçado de morte por detentos



Governador Teotonio Vilela foi ameaçado por detentos
Um grupo de detentos integrantes de facções criminosas que está preso no Sistema Prisional alagoano fez ameaças de morte ao governador Teotonio Vilela Filho durante um princípio de motim durante o fim de semana. A denúncia foi feita pelo juiz e integrante do Conselho Estadual de Segurança, Maurício Cesar Brêda, durante a reunião do colegiado ocorrida nesta segunda-feira (10), no palácio República dos Palmares.
O princípio de rebelião ocorreu durante o fim de semana depois que 21 detentos considerados de alta periculosidade decidiram "virar a cadeia" depois de tomar conhecimento que seriam transferido para presídios federais. A reportagem do Tudo na Hora recebeu várias ligações, no domingo (9), de que havia uma inquietação nos presídios Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval, mas a gravidade dos motins somente foi revelada pelo juiz Maurício Brêda e pelo promotor de Execuções Penais, Cyro Blatter nesta segunda.
A demora na transferência dos presos, conforme foi destacado pelo juiz Maurício Brêda, era apenas dificuldade no transporte dos detentos, já que a Força Aérea Brasileira (FAB) somente disponibiliza o avião para que transfira 54 detentos, que é a ocupação máxima.
A informação da ameaça preocupou todos os conselheiros que tentaram viabilizar de logo a transferência de pelo menos os cinco presos mais perigosos e líderes do motim de imediato. O secretário de Defesa Social, Dário Cesar, foi acionado para que viabilize junto ao Ministério da Justiça a saída destes presos o mais rápido possível de Alagoas.
A expectativa é de que haja uma reunião entre o presidente do Conselho de Segurança, Paulo Brêda, o governador Teotonio Vilela Filho e a cúpula da Segurança Pública de Alagoas para tentar resolver o clima de instabilidade no Sistema Prisional.
A reportagem do Tudo na Hora entrou em contato com assessoria especial do governador para saber como o chefe do Executivo recebeu a informação das ameaças, mas o assunto está sendo tratado com reserva pelo Palácio República dos Palmares. Também não foi confirmado se houve aumento na segurança pessoal de Teotonio Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário