sábado, 29 de junho de 2013

Polícia desarticula duas quadrilhas com mesmo líder em Pernambuco Um homem controlava o lucro de roubos e tráfico de dentro do presídio. Na manhã desta sexta (28), foram presas 14 pessoas, sendo dois policiais.



No fim da manhã desta sexta-feira (28), a polícia atualizou para 14 o número de pessoas presas nas operações Hermano e Comando Único, que buscavam prender suspeitos de vários crimes em oito cidades da Região Metropolitana doRecife e do interior do estado de Pernambuco. Contando com as pessoas detidas durante as investigações, foram capturadas 35 pessoas de duas quadrilhas diferentes, comandadas pela mesma pessoa, já detida.
Entre os 14 presos nesta manhã estão dois policiais militares, com importante atuação dentro do grupo criminoso. Segundo o diretor de polícia especializada, delegado Joselito Kehrle, os agentes passavam outras coisas, além de informações de operacionalidade da polícia. "Eles também forneciam armas e munição, por isso classificamos um dos crimes como tráfico de armas", disse. Os outros 21 detidos foram presos em flagrante durante os sete meses de investigação.
De acordo com o delegado, apesar de lideradas pelo mesmo homem, as duas quadrilhas tinham atuações muito distintas. A quadrilha 'Hermano' era especializada em roubos, assaltos a banco e homicídios. Já a 'Comando Único' participava do tráfico de drogas. "O líder da quadrilha estava preso desde de fevereiro, mas comandava ações das duas quadrilhas mesmo assim. Ele era o articulador dessa capitalização, controlava tudo o que era arrecadado com o tráfico e os assaltos", detalha Joselito. A namorada do líder das quadrilhas também foi detida por receber ordens dele.
Os crimes eram praticados nas cidades do Recife, Jaboatão dos GuararapesCabo de Santo AgostinhoIpojucaGravatáCarpinaVitória de Santo Antão e Moreno.
As operações deflagradas nesta sexta visavam cumprir 26 mandados de prisão. Dessas, 12 diziam respeito a pessoas que já estavam detidas, mas continuavam a praticar delitos mesmo assim. Os outros 14 foram cumpridos durante a manhã. Com os detidos, foram apreendidas drogas, duas pistolas .40, de uso exclusivo da polícia, e três revólveres. Participaram da ação 100 policiais civis e 80 militares.
Os dois policiais militares detidos serão encaminhados ao Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (Creed); a mulher, à Colônia Penal Feminina do Recife; os homens, ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, onde o líder da quadrilha já aguarda julgamento. Eles vão responder por crimes como prática de assaltos, homicídios, tráfico de drogas, associação para o tráfico, formação de quadrilha, comércio ilegal de armas de fogo e munições e crimes contra a administração pública
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário