quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Três vítimas da queda de elevador da Prefeitura do Recife recebem alta Outras quatro pessoas seguem internadas no HR e UPA da Imbiribeira. Máquina com 17 pessoas despencou do quinto andar, nesta quinta (29).


Equipamento foi interditado após o acidente (Foto: Katherine Coutinho / G1)Elevador da Prefeitura do Recife  foi interditado após o
acidente, por tempo indeterminado
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Das sete pessoas que precisaram ser levadas para unidades de saúde após a queda de um elevador no prédio-sede da Prefeitura do Recife, nesta quinta (29), três já receberam alta. Duas estavam internadas na Policlínica Amaury Coutinho e outra em um hospital particular. O restante está em observação no Hospital da Restauração e UPA da Imbiribeira. O estado de saúde deles é estável e não há previsão de alta. Ao todo, 18 pessoas estavam no equipamento que despencou, no início desta tarde.

Em nota, a Secretaria Municipal de Administração explicou que a máquina sofreu uma pane, por volta do meio-dia, e teve o seu freio de emergência acionado, evitando o choque com o fosso. A capacidade do elevador é para 22 pessoas. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros prestaram socorro às vítimas. Onze foram liberadas no local após avaliação das equipes médicas.

A delegada Patricia Oliveira instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. Vítimas e funcionários da Prefeitura serão intimados a prestar depoimento, a partir da próxima semana. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) iniciaram as investigações ainda nesta tarde, fazendo o registro fotográfico. O elevador foi interditado por tempo indeterminado.

Na mesma nota, a Prefeitura informou também que a Atlas/Schindler é a fabricante dos elevadores e possui um contrato de manutenção válido até abril de 2014. O comunicado diz que a empresa disponibiliza técnicos para manutenções preventivas e corretivas e vistorias semanais nos seis elevadores do prédio. Ao todo, R$ 25 mil são gastos por mês com essa manutenção. A gestão afirmou que já notificou a empresa para que ela atenda às vítimas e apresente relatório detalhado sobre o acidente.

A nota diz, ainda, que há cerca de 15 dias teve início a elaboração do termo de referência que vai basear o edital de licitação para a compra dos novos elevadores. A Secretaria de Administração prevê que em 90 dias a licitação seja lançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário