O prefeito do Recife, Geraldo Julio, afirmou na manhã desta sexta-feira (21) acreditar que o ato contra o prédio sede do governo municipal foi algo premeditado. Três vidros da sacada, que fica no primeiroandar do edifício localizado no Bairro do Recife, no centro da capital, foi quebrado por pedras na noite da quinta-feira (20). "A ação pareceu organizada, orquestrada e premeditada por uma minoria que não representa uma manifestação bonita", disse o prefeito.
Pelo ato de vandalismo, três homens foram presos em flagrante na noite de quinta, por dano qualificado. A fiança foi fixada em R$ 10 mil e, como ninguém pagou a quantia, todos serão transferidos para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel) e podem pegar até quatro anos de prisão.
Geraldo também lamentou as agressões que o grupo teria cometido contra os guardas municipais que estavam no local. "Foram atiradas bombas e canhões de São João de três tiros diretamente à queima roupa contra os guardas municipais que estavam lá embaixo. Lamento o que aconteceu aqui, feito por uma minoria que não representa a manifestação", disse o prefeito. Questionado sobre a possibilidade dos manifestantes serem ligados a partidos políticos, Geraldo preferiu não especular.
A parada de ônibus ao lado da Prefeitura também foi depradada e, pela manhã, um funcionário estava recolocando as pedras que teriam sido retiradas da calçada. Apesar dos atos isolados de violência, o prefeito se disse orgulhoso do povo recifense que foi às ruas. "Nós devemos estar atentos, toda a sociedade, ao que está sendo dito nesse momento nas ruas para que a gente possa trabalhar em função de atender a esse pleito, esse clamor, essas demandas que estão sendo apresentadas e poder melhorar a vida nas cidades", afirmou.
O prefeito também reconheceu que a capital pernambucanas possui problemas, muitos deles apontados pela população durante o protesto. "Nós precisamos melhorar a qualidade da educação no país inteiro, aqui no Recife não é diferente. Precisamos melhorar a qualidade da educação, do atendimento à saúde também. Vamos continuar ouvindo, atentos ao que a população está dizendo. Esse movimento certamente vai organizar pautas de reinvindicação e isso deve ser tratado pelo serviço público como um todo para a gente poder melhorar a qualidade de vida", explicou, acrescentando que a prefeitura está já em processo de diagnóstico dos problemas da rede municipal de educação.
Sobre a possibilidade de uma nova manifestação nesta sexta-feira (21), que teria como destino a prefeitura, Geraldo se mostrou tranquilo. "Vamos agir como agimos ontem, protegendo a prefeitura, que é um patrimônio do povo", concluiu o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário