quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Em Olinda, adolescente toma choque ao encostar em poste de praça Jovem de 12 anos estava brincando quando encostou no equipamento. Moradores denunciam que essa não foi a 1ª descarga elétrica no local.



Um adolescente de 12 anos levou um choque ao encostar em um poste, no bairro de Salgadinho, em Olinda. Na hora do acidente, o jovem estava brincando na Praça Enéas Galindo. Segundo parentes e vizinhos, não é a primeira vez que situações com essa acontecem no local – crianças, inclusive, já teriam levado choque em outros postes da área de lazer. O rapaz sofreu a descarga na terça (3), e na manhã desta quarta (4) o local está precariamente isolado.
A dona de casa Maria Lúcia Máximo conta que o neto Luís Edilson Máximo Pedrosa brincava na praça quando voltou para casa passando mal. “Foi um choque que ele levou, botei no sofá dentro de casa, dei banho. Ele levou uma queda, o braço está machucado, acho que foi a pancada”, explicou a avó, acrescentando que a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Prefeitura de Olinda já foram avisadas. “No domingo estava saindo fumaça, meu genro ligou para a Celpe, ficam dizendo que é responsabilidade da prefeitura, a prefeitura diz que é da Celpe”, apontou.
O poste em que o adolescente encostou foi sinalizado. Dentro da praça, há outros cinco postes, todos de metal. “Um morador da rua já levou choque em outro poste. Um dia jogando bola, eu também levei choque, fiquei sentado depois descansando, que foi grande o choque”, contou Pedro Armando Correia, 9 anos.
Os moradores apontam ainda outros perigos na praça. O medidor e um disjuntor ficam num poste de concreto junto da praça. Mas a posição do disjuntor deixa o topógrafo Nilton Ângelo apreensivo. “Se uma criança desliga, é um perigo. Uma vez, eu cheguei tarde, meu filho estava aqui perto, quase mexendo”, contou.
Luís Edilson Máximo Pedrosa precisou de atendimento médico e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro de Nova Descoberta, no Recife. De acordo com os médicos, ele machucou o peito e sentia dores no braço. O menino foi medicado, ficou em observação e voltou para casa na manhã desta quarta-feira (4).
A Celpe informou que a manutenção dos postes de iluminação pública da Praça Enéas Galindo, no bairro de Salgadinho - onde aconteceu o acidente-, é de responsabilidade da Prefeitura de Olinda. Por questão de segurança, a companhia suspendeu a energia no local até que o problema seja resolvido.
A Prefeitura de Olinda afirmou que uma equipe do Departamento de Iluminação Pública vai fazer uma vistoria na praça ainda nesta quarta para avaliar a situação dos postes
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário